01/02/2010 - Brasileiro vence pela 2ª vez 70.3 de Pucon
Brasileiro conseguiu uma boa arrancanda no final da corrida
No último Domingo 24 de janeiro, o triatleta brasileiro REINALDO COLUCCI fez história no IronMan 70.3 de Pucon, no Chile, ao vencer a edição 2010 da competição e ainda quebrar o recorde do percurso.
Ele completou os 1,9 quilômetros de natação, 90 de ciclismo e 21,1 de corrida com o tempo de 3h 52m 28s, e deixou para trás os argentinos DANIEL FONTANA e OSCAR GALINDEZ, antigo dono do recorde.
As disputas começaram para valer a partir do trecho de ciclismo, com o argentino EDUARDO STURLA saindo forte, estratégia que não deu certo, já que ele não suportou o ritmo e acabou abandonando a prova.
Dessa forma, o caminho ficou livre para COLUCCI, FONTANA e GALINDEZ, que entraram juntos na transição para a corrida.
GALINDEZ fez uma transição muito lenta e não conseguiu alcançar a dupla, que se revezava na liderança até a metade do trecho de corrida.
A partir do quilômetro 14, porém, o argentino não foi capaz de acompanhar o sprint do brasileiro, que cruzou a linha de chegada em primeiro lugar e ainda bateu por quase cinco minutos o recorde do percurso, estabelecido por GALINDEZ em 2009 (3h 57m 26).
“Não estava me sentindo muito bem na natação e comecei o ciclismo meio desconfortável”, relata o campeão.
“Eu sabia que estava correndo rápido e poderia suportar a pressão para fazer uma boa prova”, completa.
A segunda colocação ficou com DANIEL FONTANA ao marcar 3h 54m 00s e a terceira com GALINDEZ, que estabeleceu 3h 58m 25s.
“Galindez é um grande campeão aqui, com cinco títulos e eu o respeito muito”, enfatiza COLUCCI.
OSCAR, que é considerado o rei de Pucon, se mostrou satisfeito com a terceira colocação.
“Não posso vencer sempre, o importante é obter uma boa colocação e o terceiro lugar está fantástico para mim. Eu fiz uma boa prova, principalmente no trecho de natação”.
Destaque ainda para a 4ª colocação do também brasileiro SANTIAGO ASCENÇO.
Competição feminina
Na prova feminina o favoritismo recaía sobre a americana HEATHER GOLLNICK, que chegou a Pucon para obter o terceiro título, mas sua compatriota AMANDA LOVATO surpreendeu em sua estréia na disputa.
Ela cruzou em primeiro com 4h 36m 12s, deixando GOLLNICK em segundo (4h 38m 42s) e a canadense TEREZA MACEL em terceiro (4h 46m 31s).
Confira os primeiros colocados:
Elite masculina1 Reinaldo Colucci (BRA) 3.52.38
2 Daniel Fontana (ARG) 3.54.00
3 Oscar Galindez (ARG) 3.58.25
4 Santiago Ascenço (BRA) 4.02.40
5 Mario de Elias (ARG) 4.03.01
Elite feminina
1 Amanda Lovato (USA) 4.36.12
2 Heather Gollnick (USA) 4.38.42
3 Tereza Macel (CAN) 4.46.31
4 Pamela Tastets (CHI) 4.55.42
5 Carla Stampfli (ITA) 4.56.32
Fonte: www.ss.esp.br