28/07/2010 - Tour do Rio 2010 - 1ª etapa/ report Hugo PradoNeto
O Tour do rio começou com 18 equipes, sendo 6 estrangeiras. À convite de uma equipe mineira de ciclismo, aceitei embarcar nessa competição internacional de 5 dias no estado do Rio de Janeiro. Serão mais de 700km na região fluminense. Estarei tentando ao máximo passar análises e arquivos de potência de cada etapa para vocês sentirem um pouco o que é participar de uma grande volta ciclística.

Pessoalmente a ideia é acumular 5 dias de treinos duros e longos, manter contato com o ciclismo e, quem sabe, tentar um bom resultado. Além disso, lembrar o corpo e a mente que em 2011 tem Cape Epic novamente! Já se foram 5 anos distante do pelotão brasileiro e fui bem recebido pela maioria dos atletas e dirigentes que conhecia quando corria no ciclismo.
Agradeço, em especial ao Daniel Aliperti e Marcel Balog da SRAM BRASIL, patrocinadores que me enviaram uma roda S30AL da SRAM só para eu correr o Tour e conseguir tirar quase 500gramas da bike. Rodas rígidas e muito ágeis, características importantes pra essa situação.

Bom, vamos observar um pouco os números e como a etapa se desenrolou. A etapa começou com 10km na orla da praia da Barra da Tijuca, 2 helicópteros sobrevoavam o céu e um batalhão da polícia pilotava Harley Davidson abrindo alas para os ciclistas passarem. Depois da festa de abertura já pegamos uma serra de aproximadamente 2km, em que minha média de potência na ponta do pelotão foi de 398watts. Depois disso tivemos muitos quilômetros de plano com várias tentativas de fuga. O pelotão se esticava a todo instante e a minha prioridade era ficar na frente e evitar acidentes, uma vez que o asfalto estava em péssimas condições. Após o km 100 (eram 150km no total) um sequência de “tops” de 1-2,5km se seguiam na margem da orla carioca. Essas subidas são as conhecidas “leg breakers” traduzindo em quebra pernas. Com uma fuga já formada o time da Scott tomou a ponta e eu tentei ao máximo andar perto do Seabra, um dos atletas de destaque do Tour. Diga-se de passagem, Seabra já venceu a tradicional prova 9 de Julho treinando pela OCE. Com muitos ataque, tive que dar duro para me manter no pelotão principal.
A prova durou 3hrs55min e a minha média de potência na etapa foi de 215 watts. Mas com tantas arrancadas e acelerações minha “normalized Power” deu quase 300 watts. Para quem não está familiarizado com a análise de potência, normalized Power é a média de watts corrigida de acordo com os ataques e os esforços intensos. Apenas a média de potência nessa situação nos daria uma informação errada.

No final da etapa a fuga chegou aproximadamente 1 minuto de um grande pelotão onde eu estava, e quase não consegui terminar no pelotão principal tentando entrar em fugas no final.
O dia de hoje foi assim e amanha parece que será mais tranqüilo, pelo menos no papel. Já a 3ª etapa será duríssima, com uma serra rolada, mas com 18km de distância. Depois dela uma descida super perigosa e mais 90km dentro da etapa. Essa será uma etapa duríssima, digna de qualquer grande volta!
Espero ter energia suficiente para que todo dia relate para vocês um pouco dessa experiência e treino de luxo de um mountain biker. Acho que depois dessas 5 etapas aqui no Tour do Rio de ciclsimo, correr a Grand Raid na Suíça e subir 6000m em um dia será menos doloroso... Será? Eu espero que SIM!
Abraço a todos!